Mais informações <AQUI>
Comissão organizadora do I Encontro de Pós-Graduandos em Matemática na UFSC
Francieli Triches (Doutoranda no PPGMTM-UFSC)
Rafael Borges de Souza (Mestrando no PPGMTM-UFSC)
Rafaela Filippozzi (Doutoranda no PPGMTM-UFSC)
Taina da Silva (Mestranda no PPGMTM-UFSC)
E. Krukoski
Tags:
EncontroMatemáticaPós-Graduandos
Análise Topológica de Dados – TDA
Celso Melchíades Dória (MTM-UFSC)
Resumo: As mais remotas e mais usuais aplicações de Análise Topológica de Dados (Topological Data Analysis – TDA) tinham como objetivo, e ainda tem, resolver problemas de reconhecimento da “FORMA” de uma NUVEM de DADOS. A questão que se coloca é a seguinte: “É possível identificar se uma nuvem de dados admite uma aproximação por um conjunto que tenha a estrutura de uma “VARIEDADE”? Motivaremos com exemplos simples e daremos uma singela ideia da contribuição das técnicas de Topologia Algébrica ao tópico. Por exemplo, abordaremos a Homologia Persistente e algumas consequências práticas.
Data: Sexta-feira, 30 de Setembro de 2022, 14h
Local: Auditório Airton Silva, Departamento de Matemática – MTM /CFM
Álgebras de Nichols e o problema de classificação de álgebras de Hopf pontuadas.
Prof. Dr. Dirceu Bágio (MTM-UFSC)
Resumo: Seja H uma álgebra de Hopf pontuada com coradical Ho =kG. Então a álgebra de Hopf graduada associada gr(H) é dada por gr(H)=R#Ho , onde R é uma álgebra de Hopf na categoria dos módulos de Yetter-Drinfeld sobre Ho Veremos que as propriedades da álgebra R motivam a definição de álgebras de Nichols. Além disso veremos a conjectura de Andruskiewitsch-Schneider e alguns exemplos.
Seminário de Otimização & Problemas Inversos
Título: Métodos não lineares para inversão tomográfica
Palestrante: Eduardo Miqueles (LNLS)
Resumo: Alguns problemas de inversão tomográfica que ocorrem em um laboratório de luz síncrotron de 4a geração (Sirius/CNPEM), serão revisitados. Abordaremos as técnicas convencionais de inversão para problemas de imagem que fazem uso de um sub-problema de viabilidade, onde a recuperação da fase é de essencial importância.
Data: Segunda-feira, 26 de Setembro , 14h
Local: Auditório Airton Silva, Departamento de Matemática – MTM /CFM
Maiores informações: http://mtm.ufsc.br/~maicon/seminar
E. Krukoski
Tags:
inversão tomográficaMétodos não linearesotimizaçãoProblemas inversosSeminario
Próximo Colóquio
23 de Setembro de 2022, 14:00h
Abdelmoubine Amar Henni (PPGMTM-UFSC)
Conjectura de Hartshorne dos fibrados de posto 2.
Resumo: Vários problemas relacionados aos fibrados sobre os espaços projetivos ainda estão abertos há mais de 40 anos. Robin Hartshorne publicou uma lista de problemas relacionados à geometria dos espaços projetivos. Uma destas questões é de provar que qualquer fibrado de posto 2, em P^n, é decomponível para n>=6. A palestra será uma introdução para entender esta questão.
As palestras regulares do Colóquio do Departamento de Matemática ocorrem nas 6as-Feiras às 14:00 no Auditório Airton Silva, situado no andar térreo do Departamento de Matemática da UFSC.
Álgebras de Hopf via biproduto de Radford
Dirceu Bágio (MTM-UFSC)
Resumo: Dados morfismos de álgebras de Hopf $\iota:H\to A$ e $\pi:A\to H$ tal que $\pi\iota=id_H$, vimos que a subálgebra de coinvariantes $R=A^{co\pi}$ é uma álgebra de Hopf na categoria dos módulos de Yetter-Drinfeld sobre H. Nesta palestra, veremos que o biproduto de Radford $R\# H$ é uma álgebra de Hopf e que $R\# H$ é isomorfa (como álgebra de Hopf) à A.
Segunda feira, dia 19 de setembro de 2022, 16:00h.
Auditório Airton Silva, Dep. de Matemática UFSC.
Próximo Colóquio
16 de Setembro de 2022, 14:00h
Maritza Camilli Almeida Brito (PPGMTM-UFSC)
Semigrupos Generalizados, Boa Colocação de Problemas Singulares e Estabilidade Exponencial
Resumo: Nesta palestra, olhamos para um problema de Cauchy singular (ou degenerado) abstrato, num espaço de Banach, da forma
Eu’ = Au
u(0) = u0
onde E é um operador não-necessariamente injetor, nos casos linear e não-linear. Buscamos encontrar relações e condições sobre A e E para que, dado u0 em algum conjunto conveniente de dados inicias, possamos encontrar uma solução da equação que esteja definida para todo tempo t > 0. Tais soluções definem o que chamamos de semigrupos generalizados. Por fim, buscaremos condições necessárias e suficientes que garantam a estabilidade exponencial de tais semigrupos generalizados.
As palestras regulares do Colóquio do Departamento de Matemática ocorrem nas 6as-Feiras às 14:00 no Auditório Airton Silva, situado no andar térreo do Departamento de Matemática da UFSC.
Título: A estratégia do funcional linear e o método da inversa aproximada para problemas inversos não-lineares
Palestrante: Fábio Margotti (UFSC)
Resumo: A estratégia do funcional linear [Anderssen, 1986] serve para reconstruir rapidamente uma característica de interesse da solução de um problema inverso linear. Já o método da inversa aproximada [Louis, 1996], consiste num método de regularização de um passo, usado para reconstruir rapidamente soluções de problemas inversos lineares. Nessa palestra apresentaremos versões de ambos os métodos para problemas inversos não-lineares e analisaremos resultados numéricos para a reconstrução em tempo real de determinadas características num problema de escoamento de fluidos.
Data: Segunda-feira, 12 de Setembro às 14h
Local: Auditório Airton Silva, MTM
Maiores informações: http://mtm.ufsc.br/~maicon/seminar
E. Krukoski
Tags:
não-linearesotimizaçãoProblemas inversosSeminario
Próximo Colóquio
09 de Setembro de 2022, 14:00h
Antônio Carlos Gardel Leitão (MTM-UFSC)
Matemática aplicada e problemas inversos: problemas e métodos
Resumo: Nesta palestra são discutidos problemas de interesse das áreas de matemática aplicada e problemas inversos. Serão também discutidos métodos estáveis para obter soluções aproximadas para os referidos problemas.
As palestras regulares do Colóquio do Departamento de Matemática ocorrem nas 6as-Feiras às 14:00 no Auditório Airton Silva, situado no andar térreo do Departamento de Matemática da UFSC.
Filtrações de álgebras de Hopf e o biproduto de Radford
Prof. Dirceu Bágio (MTM-UFSC)
Resumo: Na semana passada, vimos que a condição necessária e suficiente para que a filtração co-radical de uma álgebra de Hopf H seja uma filtração de álgebras de Hopf é que o co-radical H0 seja ele mesmo uma álgebra de Hopf. Nesta semana, veremos que existe uma álgebra de Hopf R na categoria de Yetter Drinfeld de H0 de forma que a álgebra de Hopf H seja isomorfa ao biproduto de Radford R#H0.
Local: Auditório Airton Silva, Dep. de MTM UFSC.
Horário: Segunda Feira, dia 05 de Setembro de 2022, às 16:00h