Colóquio de Matemática, 02 de Junho de 2023, 14:00h

29/05/2023 10:46

Nesta próxima sexta-feira, teremos três palestra no Colóquio:

 

Palestra 1, 14:00h

On the hyperbolicity for  nonautonomous/random dynamical systems and applications to differential equations

Alexandre do Nascimento Oliveira Sousa (MTM-UFSC)

Resumo: We define exponential dichotomy for random/nonautonomous dynamical systems, study permanence under perturbations and provide applications to semilinear differential equations.

Coffee Break, 15:00h

Palestra 2, 15:30h

Homologia e cohomologia via álgebra parcial de grupo

Dessislava Hristova Kochloukova (IMECC-UNICAMP)

Resumo: Estudamos cohomologia e homologia parcial de grupos. Versão preliminar pode ser encontrada no arXiv:2006.10173 . Trabalho em colaboração com Misha Dokuchaev e Marcelo Muniz Alvez.

Palestra 3, 16:00h

Álgebras graduadas que são soma de duas subálgebras homogêneas

Plamen Emilov Kochloukov (IMECC-UNICAMP)

Resumo: Seja A uma álgebra sobre o corpo F, graduada por um grupo G, e sejam B e C duas subálgebras homogêneas de A tais que A=B+C. Estudamos o seguinte problema: Se B e C satisfazem identidades graduadas, o mesmo vale também para A?

O problema análogo para álgebras sem graduação alguma foi proposto em 1994 por Beidar e Mikhalev; de forma implícita este apareceu num artigo de O. Kegel, em 1963. Vários casos particulares foram considerados em séries de artigos por diversos autores. Em 2016, K\c{e}pczyk deu a resposta afirmativa deste problema (sem graduação).

Nós mostramos que se B e C satisfazem identidades graduadas, e ainda B é um ideal (unilateral) de A então A=B+C também satisfaz identidades graduadas. Estudamos ainda a situação onde A satisfaz semi-identidades graduadas específicas. Neste caso, se C satisfaz alguma identidade graduada em variáveis neutras, mostramos que satisfaz identidades graduadas. Encontramos também cotas superiores para os graus de tais identidades. Aqui usamos métodos que remontam ao clássico teorema de Regev sobre o crescimento das codimensões de uma álgebra associativa.

Finalmente exibimos um exemplo que mostra que a versão graduada do teorema de K\c{e}pczyk não é mais válida.

Este é um trabalho conjunto com P. S. Fagundes.

Data: Sexta-feira, 02 de Junho de 2023, 14:00h
Local: Auditório Airton Silva, Departamento de Matemática – MTM /CFM