Exemplos de ferramentas para produção de conteúdo digital para as aulas presenciais.

O Departamento de Matemática do CFM/UFSC possui algumas ferramentas para produção de conteúdo digital para a aulas não presenciais. São simples, mas que ainda são utilizadas para produção de conteúdo, pelos professores do EaD da matemática e da física. São elas: uma câmera de documento; uma TV de Led; uma câmera digital full HD; microfone de lapela e dois computadores com softwares para edição de vídeos. Com essa plataforma se produzem aulas similares as seguintes:

(1) – http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=128

 

Outra forma é usando uma mesa digitalizadora, tablet ou computador da Wacom, como o material do Kahn Academy:

(2) – https://pt.khanacademy.org/math/integral-calculus/ic-integration/ic-trig-substitution/v/another-substitution-with-x-sin-theta?modal=1

(2.1) – https://pt.khanacademy.org/science/physics/electric-charge-electric-force-and-voltage/electric-field/v/magnitude-of-electric-field-created-by-a-charge?modal=1

 

O ideal seria algo com animações, como esses a seguir:

(3) – https://www.youtube.com/watch?v=d-o3eB9sfls

(3.1) – https://www.youtube.com/watch?v=Q_h4IoPJXZw

Na opinião do professor Raphael, atual chefe do Departamento de Matemática do CFM, é a seguinte:

  1. O formato mais simples é o (1), mas nesse caso, teríamos que agendar horários para o uso da câmera de documento que temos no departamento de Matemática e higienizar tudo depois da produção do material. Eu acho que esse é o único formato possível para a maioria dos professores, pois basicamente eles terão que dar uma aula regular, só que escrevendo num papel ao invés de um quadro.
  2. O formato mais eficiente é o (2) e muitos professores já possuem mesas digitalizadores e poderiam produzir o conteúdo de casa, sem a necessidade de ir a universidade. Como, por exemplo, o Professor do Departamento Leandro Morgado, que já faz isso há algum tempo, veja em https://www.youtube.com/watch?v=8WdJ2Ulg1IM&list=PL82Svt6JAgOFOHHqjhNIILurl0YSAoPcz&index=23.
  3. Estou tentando aprender o uso de tecnologias mais avançadas, como as do 3Blue1Brown, mas isso leva tempo e não vejo a possibilidade de produzir isso num curto prazo. Ainda assim, a grande vantagem dessa tecnologia é que não há a necessidade da edição do material, pois o software (Manim) já faz isso.
  4. Eu acredito que os formatos tradicionais de produção de conteúdo online, que são slides com áudio e aula num quadro são muito ruins. Veja por exemplo em http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=3996. Em geral, em aulas de Matemática, não usamos slides e as aulas online num quadro não são tão eficientes como os formatos (1), (2) ou (3). Também não vejo como uma aula pode funcionar usando ferramentas como o zoom ou google meetings. Acho que o zoom e o google meetings devem ser usados apenas para atendimento ao estudante.
  5. Se considerarmos as disciplinas com muitos estudantes (pré-cáculo, cálculo 1, geometria analítica, física 1, etc), já existe um bom conteúdo online pronto e não vejo problema em usar isso. Veja em https://www5.usp.br/ensino/cursos-on-line/  e https://pt.khanacademy.org/. Ainda assim, creio que é importante produzirmos o nosso próprio material e em muitas disciplinas o material pronto simplesmente não existe.

 

E. Krukoski
Atualizado em 10/06/2020