1º Colóquio & Seminário de Equações Diferenciais Parciais – 09/08/2016

1º Colóquio & Seminário de Equações Diferenciais Parciais

Dispersão e solitons para a equação Korteweg-de Vries

Professor Didier Pilod – Instituto de Matemática/UFRJ

Resumo: No fim do século XIX, Korteweg e de Vries introduziram uma equação de derivadas parciais (EDP), hoje chamada equação de Korteweg-de Vries (KdV), para modelar a propagação de ondas longas em água rasa (ondas propagando dentro de uma canal por exemplo). A equação KdV é uma EDP dispersiva não-linear que admite soluções especiais, chamadas solitons, propagando a velocidade constante. Nesta palestra, explicaremos por que essas soluções são estáveis, ou seja por que os solitons podem ser obsevados na vida real.

Data: 09/08/2016 (terça-feira)

Local:  Auditório do Departamento de Matemática – Sala MTM007

Horário: 14:00 h – 15:00h

O professor Didier trabalha com EDPs dispersivas, e sua palestra focará numa introduçao a este tipo de EDPs, por tanto todos os alunos e participantes no Seminario de EDPs estao convidados.

E. Krukoski